CONSULTORIA EM SEGURANÇA E
MEIO AMBIENTE

(51) 9960-0747

CONFIABILIDADE

Programa de avaliação e desenvolvimento da cultura de confiabilidade humana, baseado no comportamento.

SEGURANÇA

Gerenciamento dos Riscos ocupacionais e de Processo, com base na avaliação, no controle e no monitoramento.

TREINAMENTO

Treinamento do pessoal operacional ligado a produção, manutenção, engenharia e SMS. Coaching para liderança.

AUDITORIA

Auditoria dos Sistemas Integrados de Gerenciamento de QSMS, PSM, gestão de ativos e Qualidade.

INVESTIGAÇÃO

Investigação de acidentes com várias técnicas e abordagem de falhas humanas e causas básicas.

Gerenciamento Moderno da Segurança

José Lopes
08/03/2013

Gerenciamento Moderno da Segurança

O que é isto?

 

Quando se fala em Gerenciamento Moderno da Segurança, ou de SSO, ou de SMS, do que realmente se está falando? É um fator muito importante para o sucesso de um Programa de Segurança as pessoas se darem conta não apenas do diferencial entre Gestão e Gerenciamento, mas também como realizar programas de segurança com perspectivas realmente novas, acompanhando a fronteira destes assuntos, buscando as melhores práticas internacionais.

Há alguns anos o moderno vem sendo sinônimo do desenvolvimento de pessoas que trabalham em ambientes industriais de risco, a partir do conhecimento e práticas ligados:

·         Ao uso correto de equipamentos de proteção individual

·         A investigação de acidentes

·         A observação e análise de tarefas

·         A realização de reuniões de grupos

·         A definição clara das responsabilidades

·         Ao gerenciamento das competências

·         Ao gerenciamento das compras e das contratadas

·         Ao desenvolvimento da engenharia de segurança

·         A preparação para as emergências

·         A realização de auditorias

·         Ao gerenciamento das mudanças

·         A identificação dos perigos e análise dos riscos

E, enfim,

·         Ao desenvolvimento das lideranças nestes tópicos chaves.

Ultimamente tem sido incluído no moderno trabalhar na perspectiva comportamental, ou seja, tentar melhorar o comportamento das pessoas para desenvolver hábitos seguros. Inúmeros programas comportamentais foram introduzidos no mercado. Existem sucessos e fracassos nesta jornada. Mas este não é o ponto chave.

A questão é: onde está realmente a fronteira do conhecimento? O que realmente pode se considerar moderno? Será que o termo moderno é mesmo o melhor a ser usado?

Se seu líder imediato perguntar a você, - estamos fazendo o que há de mais moderno nas questões de SMS? O que você responderia?

É difícil saber se a gente está na fronteira do conhecimento, pois quando se acha que se está, ela já avançou um pouco mais. O mesmo ocorre com a Excelência. Nunca colocamos o pé neste domínio, pois se colocarmos os pressupostos da Excelência se alteram. É o princípio básico da evolução.

O que é gerenciar riscos?

Gerenciar riscos significa, prioritariamente, identificar os perigos e analisar os riscos relacionados. A seguir, controlar os riscos, por meio de barreiras de proteção, soluções de engenharia, medidas administrativas e programas comportamentais. Por último, monitorar os riscos no ciclo de vida das instalações. Não apenas os riscos tradicionais ligados à segurança, mas todas as ameaças aos negócios. Afinal, a prioridade não é a segurança, mas manter os negócios sustentáveis. A segurança é um pré-requisito e não uma prioridade no sentido de hierarquia. Durante muitos anos profissionais de SMS discursaram que a segurança deveria ser prioridade e isto provocou décadas de conflitos com as áreas de produção. Mas o segredo parece estar além destes conceitos. Não basta saber identificar, controlar e monitorar os riscos. É preciso criar uma cultura onde todas as decisões são baseadas em análises dos riscos (Risk-based decisions) e estas são feitas por pessoal qualificado e em colegiado. Vez por outra especialistas precisam ser ouvidos.

Aprendizagem com os eventos

A observação com caráter investigativo e científico é a base da evolução do conhecimento. Mas não é suficiente. É preciso que todo e qualquer evento sirva de aprendizagem para a organização. Após um acidente grave, a última pergunta da equipe de investigação deveria ser sempre: “o que precisamos propor para garantir que a organização aprenderá com o ocorrido?”. É fácil saber se houve aprendizagem: o acidente não ocorre de novo. Se ele ocorrer, a aprendizagem não aconteceu. Simples assim. Conhecer e trabalhar sobre todos os Fatores Influenciadores é fundamental. Além disto, conhecer “como a organização melhor aprende sobre determinadas coisas”. Isto é particular. Como aprender é algo cultural. Varia de empresa para empresa. Mas é preciso ter consciência sobre isto. Aprendizagem não se consegue apresentando os resultados de uma investigação em um anfiteatro com slides bem feitos com o PowerPoint. Isto é necessário, mas não suficiente.

Programas envolvendo pessoas

Desenvolver comportamentos seguros é a solução? É o desejo, mas não parece ser o melhor caminho. O comportamento seguro ocorre a partir de atitudes corretas, que ocorrem se e somente se a cultura for avançada. Se o moderno é trabalhar o comportamento a fronteira parece estar mais adiante: construir uma cultura robusta, voltada para Alta Confiabilidade em todas as operações da organização - Behavior-Based Reliability ao invés de Behavior Based Safety (BBS). Não apenas a prevenção dos acidentes ocupacionais deve ser trabalhada com os programas comportamentais, mas também os riscos maiores envolvendo a segurança e a confiabilidade dos processos. Há algum motivo para não incluir em um programa comportamental pessoas ligadas a Logística, Suprimentos, RH, Vigilância, TI, Financeiro, Engenharia, Controladoria, Comunicação, planejamento, estratégia, diretoria, etc.?

Resumindo sem simplificar

O Gerenciamento de SMS precisa evoluir para um ambiente com Todas as Operações Centradas na Confiabilidade. Onde as decisões sejam tomadas com base nos riscos envolvidos e na confiabilidade desejada. Onde o conceito de risco seja entendido e ampliado considerando-se todas as ameaças aos negócios. Onde a busca seja por uma Cultura altamente evoluída. Neste ambiente o comportamento correto será sustentável.

 

Eng. Dr. Jose L. Lopes Alves

Interface Consultoria

www.interface-hs.com.br